Dica do especialista

Abre o Bocãããããã0

17 fev de 2011 comentários
Mamães, Papais e afins…hoje o Abre o Bocãããããão encerra suas dicas de escovação, falando da última faixa etária das crianças, mas voltarei em breve abordando outros assuntos como: erupção dos primeiros dentinhos, troca de dentição, o que fazer numa urgência, uso de aparelhos ortodônticos, entre outros, e vocês podem ficar a vontade para sugerir outros temas, ok?
Então, vamos lá! Nesta última fase a criança já está com alguns ou todos os dentinhos decíduos na boca, portanto, os pequenos já começam a usar escova de dente normal, respeitadas as dimensões, claro!
No mercado existem escovas específicas para cada faixa etária. A Colgate, por exemplo tem a Linha Smile, 0-2 anos, 2-5 anos e 5+ anos. Todas coloridas e bem lindinhas, tem da Barbie, do Homem Aranha, Bob Sponja ou Barney, as crianças adoram!
foto1 foto1.2
foto1.3
Observem que no centro existem cerdas azuis mais claras que indicam a quantidade de creme dental que deve ser colocado, aspecto importantíssimo nessa fase, como eu já comentei aqui com vocês e na versão 5+ há ainda limpadores de língua atrás. O importante é que a escovinha tenha o tamanho proporcional ao tamanho da boquinha da criança para que não a machuque e que alcance toda boca, inclusive aqueles dentinhos mais posteriores e de difícil acesso, é importante também que possua cerdas macias, para manter a integridade da gengiva.
O creme dental, como eu já falei para vocês, é uma escolha bem importante que deve ser tomada junto com o Odontopediatra do seu filhote. No mercado há inúmeras opções, a Colgate disponibiliza 3 versões: Barney Baby com 500 ppm de Flúor, e o da Barbie ou do Bob Sponja que tem 1100 ppm, essa quantidade varia de acordo com a idade da criança, ok?
 
foto2.1
 
 foto2.2foto2.3
Outro artifício importante para ajudar e principalmente incentivar as crianças na hora da escovar são os Enxaguantes ou Anti-sépticos Bucais, que também serão encontrados aos montes em farmácias ou supermercados. Atenção, porque esses produtos apenas ajudam e incentivam, jamais substituem uma escovação. Eles são indicados para crianças a partir de 6 anos, que estão naquela fase da dentição mista (trocando os decíduos pelos permanentes), onde o risco de cárie é maior. Então os enxaguatórios podem ser usados para ajudar na prevenção da cárie, ou no final de semana que teve várias festinhas e o brigadeiro rolou solto, então, podem ser usados, 1x por dia, depois da escovação antes de dormir, por exemplo.
Esse aqui é o Plax Kids, da Colgate também, ele não tem álcool, tem flúor (se não tiver flúor, não tem porque usar, ok?) e um sabor bem agradável ao paladar dos pequenos.
foto3_PlaxKids
Outro Enxaguatório bem legal que chegou no mercado, recentemente, foi o Plax Magic, que contém corante de placa bacteriana, este deve ser usado antes da escovação e deixa a boquinha toda corada, azul, indicando que ali tem bactérias que precisam ser removidas, esse, em especial, deve ser usado com um adulto por perto para que tenha o efeito educativo realmente, fazendo o pequeno observar as áreas que tem mais “bichinhos” e por isso precisam de mais cuidado.
A freqüência de escovação deve ser de pelo menos 3x ao dia, NO MÍNIMO, o ideal mesmo é que todos nós escovássemos sempre após qualquer refeição, portanto, a bolsa/mochila da escola deve conter uma escovinha e creme dental do seu filhote. Existem escolas que tem um cuidado com a saúde bucal, acho muito legal, já que as crianças passam muito tempo na escolinha e precisam criar esse hábito lá, também. Portanto, cobrem das escolas atividades nesse sentido!!!
Vocês tem alguma dúvida em relação a escovação??? É só perguntar, ta??? Bjos e até o próximo Abre o Bocãããããão

Para ver os Primeiros textos da Seção Abre o Bocãããããão por Dra. Gabriela! Clica aqui. e aqui também!


Dúvidas ou comentários vocês também podem fazer através do email de Gabi: gabitrindade@gmail.com


Texto por Dra. Ana Gabriela Trindade
CRO:7908 PE