Dica do especialista

Abre o Bocãããããão

27 maio de 2013 comentários
Por esses dias, postei na minha Fan Page – facebook.com/dragabrielatrindade – uma foto de Mordida Aberta Anterior, um tipo de Má Oclusão (quando os dentes não encaixam corretamente), e aí surgiram algumas dúvidas e questionamentos. Então, hoje estou por aqui para esclarecer melhor o que danado é isso, e principalmente, como fazer para prevenir!
Mordida Aberta Anterior é o nome que se dá quando há um espaço entre as bordas incisais (as pontinhas) dos dentes anteriores superiores e inferiores, os dentes da frente, simplesmente, não encostam durante a mordida, deixando um espaço. 
E qual é a causa dessa bicha feia? Muitas causas aparecem nos relatos científicos, dentre elas a questão genética, essa a gente não pode fazer muita coisa, mas podemos, sim, amenizar a gravidade da Mordida Aberta! Porém, um fator em especial, é unanimidade entre os autores e na clínica diária: a sucção não nutritiva, ou seja, chupar chupeta ou dedo. O hábito de sucção é natural da criança, ela tem essa necessidade. É a tão famosa fase oral. Por isso que existem bebês que já começa a chupar dedo lá no útero ainda.
O tal do chupar dedo todo mundo já sabe que está errado, certo? É feio, falta de higiene total, e principalmente, é um hábito super difícil de remover, por que ninguém vai tirar o dedo de uma criança, claro! Então, nasceu? Coloca luvinhas naquela pequena criatura, para não ter essa dor de cabeça depois.
Já algumas crianças se contentam com o seio materno, fazem um esforço tão grande (mais um motivo para amamentar) que logo depois pegam no sono e não tem força nem para uma chupetinha. Outras ficam inquietas, choram e precisam daquele aconchego que só a chupeta oferece. Ufa! Santa Chupeta, né?! Pois é, não sou nada radical e acho que o bebê precisa dela e a Mamãe muito mais, porém utilizá-la de forma inteligente é essencial para uma criança saudável. E falo também, apesar de não entrar em detalhes, da saúde psicológica da criança.
O que seria o uso inteligente da chupeta? Primeiro limitar o tempo de uso da chupeta, tanto o tempo de uso diário, apenas na hora de dormir! E quando a criança vai crescendo, dormindo menos vezes ao dia, também deve-se diminuir o uso da chupeta. Com 1 ano, eu diria que a chupeta não deve sair do berço! A criança já se expressa de diversas formas e a chupeta se restringe para a hora de dormir mesmo. A fase oral se estende até os 2 anos, no entanto, muitos estudos comprovam que até os 3 anos, os prejuízos atribuídos a chupeta são reversíveis. Então essa é a idade máxima para chupeta, ok?! 3 anos.
E depois escolher uma chupeta legal, né? Tem uns bicos enormes por ai no mercado, cuidado! Quanto mais fino e reto, melhor! Procurem sempre bicos ortodônticos, pois terão essas características. Gosto muito dos bicos da Avent e os da MAM, me parecem mais anatômicos.
Tomando esses cuidados você consegue prevenir seu filho(a) não só da Mordida Aberta Anterior, mas como de outros tipos de Má Oclusão. E na dúvida sempre procure um profissional para diagnosticar, tratar e orientar da melhor forma possível. Vamos juntos multiplicar sorrisos! E ai? Gostaram? Qualquer dúvida é só perguntar!
TEXTO por Gabriela Trindade
Odontopediatra
CRO PE 7908 F: 3049-3045/ 9194-0982
A Princesa chupou chupeta por 5 anos – deve ter sido sorte ou genética – e não teve esse tipo específico de problema. Em compensação mordida cruzada é bóia! Então, nem vou me gabar por aqui.. Já a Miúda, praticamente, só chupa chupeta pra dormir. Aparenta ser menos viciada, mas ela tá começando a ficar mais espertinha agora. Espero que não fique pedindo a bendita… e na casa de vocês, como é essa história de amor – ou seria terror? Os dois vai… Porque ela salva muitas vezes, ô se salva!