Dica do especialista

Abre o Bocãããããão!

30 nov de 2010 comentários
Mamães, quando o bebê chega aos 6 meses mais ou menos (isso pode variar muito) começam a nascer os primeiros dentinhos e com eles vem muito choro e muita saliva, mas sobre essa fase, eu vou comentar depois, ta?
Quando os dentinhos já estiverem presentes, não importa a quantidade, desde o primeiro, já existe o risco de cárie. E é importante saber que os dentes decíduos (de leite) tem a mesma composição do dente pernamente, só que menores , bem menores.
A dentição de leite é fundamental para o desenvolvimento adequado da fonação, da deglutição, do crescimento facial da criança, e do correto estabelecimento da dentição permanente. Enfim, não é porque os dentinhos vão ser trocados que são menos importante, certo? Eles devem permanecer na boca até ficar molinhos e cair.
foto 1
Para os primeiros dentinhos, existem escovas e dedeiras com cerdas emborrachadas, bem macias, com elas você consegue escovar os dentinhos e massagear a região banguelinha. Os pequenos adoram, já que nessa fase eles sentem uma espécie de “coceirinha” antes dos dentinhos erupcionarem. Existe um Kit muito legal da KUKA que já vem com 3 escovinhas, que respeitam muito bem cada fase dos primeiros dentinhos, já vi à venda na Jurandir Pires.
Foto 2
 Escova 1, de cima pra baixo – esta escovinha é indicada para massagear a gengiva naquela fase de erupção dos dentinhos;

Escova 2 – já com esta, ou com a dedeira, você consegue escovar os dentinhos recém-erupcionados, aqueles “cotoquinhos”mesmo;
Escova 3, última de baixo – Esta escovinha já possui cerdas comuns para escovar os dentinhos que já erupcionaram por completo.

Foto 3 Dedeira
Inicialmente, é importante verificar se o creme é aprovado pela ABO (Associação Brasileira de Odontologia), é como se fosse um certificado de qualidade. E a segunda característica, não menos importante é a presença ou não do Flúor.
O flúor é o grande responsável pelo declínio da prevalência de cárie, portanto, sua presença tem papel fundamental para a saúde bucal. Em algumas cidades a água de abastecimento é fluoretada, mas NÃO é o caso de Recife. No mercado vocês vão encontrar cremes sem flúor, com quantidade reduzida de flúor (500 ppm), ou com quantidade convencional. Neste momento, é importantíssima a orientação do Odontopediatra do seu filhote, muitos fatores são levados em consideração, como hábitos alimentares, histórico da cárie, entre outros, mas um ponto é para todos: a quantidade de creme dental que deve ser utilizada em uma escovação, que não deve ser aquela (enorme) da propaganda de creme dental, é um pontinho mesmo, um grão de arroz, ok
Pronto, depois de escova e pastinha na mão…ação! Já com os dentinhos é recomendado escovar, no mínimo 3x ao dia, mas o ideal mesmo é limpar sempre que sujar, ou seja, após qualquer refeição, além de antes de dormir e ao acordar.
Agora é com vocês! Usem a imaginação para fazer uma farra com os pequenos, Mateus meu sobrinho já adora!!!
foto4

Para ver o Primeiro texto da Seção Abre o Bocãããããão por Dra. Gabriela! Clica aqui.


Dúvidas ou comentários vocês também podem fazer através do email de Gabi: gabitrindade@gmail.com

Texto por Dra. Ana Gabriela Trindade
CRO:7908 PE