Dica do especialista

Abre o Bocãããããão

3 abr de 2013 comentários
Gente, hoje venho aqui dar algumas dicas para facilitar a hora da escovação! Depois de muita interação nas redes sociais e sentir na pele o “chororô” na hora de escovar os dentinhos, resolvi resumir aqui tudo que sei como dentista e mãe, para ajudar vocês, ok?! Espero que tenham sucesso!
1-      A primeiríssima dica de todas é escovar os dentinhos ou limpar a boquinha (quando edêntula ainda) da criança sempre, desde sempre. Para cada faixa etária, uma recomendação diferente, mas sempre escove os dentes, pelo menos 3x ao dia! Se chover, se fizer sol, se tiver doente, se comeu doce ou não comeu, tem que escovar. “Mas meu filho tem menos de 2 anos, Dra…” Mais um motivo para nossa lista! É nessa idade que inserimos hábitos saudáveis (ou não) na vidinha deles, então vamos escovar os dentes!
2-      E em segundo lugar, aparece nossa amiga Paciência! Muita paciência e calma nessa hora são essenciais para que os pequenos não associem escovar os dentinhos com estresse, então mesmo se ele(a) estiver berrando, fale baixinho em seu ouvido para que possa escutar e mantenha a calma. Eu sei que é difícil, mas vamos lá!
3-      Observar, saber e entender que todo mundo precisa escovar os dentes! Claro que neste tópico, dependendo da idade você precisa fazer alguma adaptação, mas ver outras pessoas escovando os dentes, principalmente os pais, surte um efeito incrível! Guilherme aqui em casa já abre o bocão, quando escovo os dentes na frente dele. Se for maiorzinho, então, peça para que ele escove os seus dentes e depois vamos trocar?
4-      Agora imaginem escovar os dentes com uma escova enorme na sua boca, machucando tudo, com cerdas duras que doem na gengiva ou um creme dental de sabor desagradável??? Péssimo, né? Então, procurem uma escova compatível com o tamanho da boca do seu filho, leve ele para escolher a escovinha! No mercado tem opções incrivelmente atrativas. Da mesma forma, deixe seu filho escolher o creme dental (dentre os recomendados para ele), aquele que ele gosta ou do super-herói favorito será uma delícia.
5-      Usem todos os artifícios, vídeos na internet, aplicativos no celular ou tablet (tem a dica lá no instagram, fanpage e twitter), livros,  vale também escovar os dentes do boneco, da Barbie e até do cachorro! Todo mundo abrindo o bocão!
6-      “Eita, tem um bichinho no seu dente! Abre a boca bem grande ou ele morde sua língua! Vou tirar ele agora com a escovinha….”  Essa conversa específica funciona demais no consultório! Mas aqui serve como um exemplo que quem manda é a criatividade….invente sua historia, sua música!
7-      Deixe a criança brincar com a escovinha, principalmente os pequenos de até 2 anos, aquelas que tem o cabo longo, dá para a criança ir brincando, mordendo e você segurando lá na ponta, fazendo os movimentos corretos. Faço muito isso aqui em casa!
8-      Essa dica é para os maiores, mostre fotos na internet de crianças com cárie, certas imagens valem mais que palavras, certo? Cárie é muito feia, duvido que alguma criança queira isso para si, ai você vai explicando o que acontece quando não escova os dentes.
9-      LEVE SEU FILHO AO DENTISTA REGULARMENTE! Muitas mães relatam que depois da  consulta, o filho passou a escovar os dentes tranqüilos. Como já falei por aqui, consultório não é só lugar de broca, anestesia e flúor, mas também é lá que se aprende a ter um sorriso saudável.
10-   Questione e incentive a escola do seu filho a fazer ações educativas relacionadas a higiene bucal. A escola não é o lugar de aprender? E junto aos coleguinhas, fica tudo divertido!
E se nada disso deu certo??? Infelizmente, o jeito é segurar e escovar os dentinhos do teimoso (a), afinal se tá difícil de escovar, imaginem para restaurar??? O melhor caminho é o da prevenção, ok?!
Espero que essas dicas ajudem vocês a ter uma rotina mais leve, diminuindo os momentos chatos do dia-a-dia, para qualquer esclarecimento, vocês sabem que estou sempre por aqui! E se der, voltem para contar o que deu certo com vocês….
Bjos
 Gabriela Trindade
Texto por Dra. Ana Gabriela Trindade, Odonto Pediatra e amiga querida. Esse post foi uma verdadeira Terapia Bucal para as Mamães e os papais que “penam” na escovação. Amei! Parabéns, Amiga!