Dica do especialista

Abre o Bocãããããão: O Patinho Feio

27 ago de 2013 comentários
Você tem um “Patinho Feio” em casa?
A Princesa do Mãetamorfose passando pela fase do Patinho Feio para virar um lindo Cisne! For Sure! (apenas em relação aos dentes, viu? Hahahahaha….)
Sabe aquele conto do Patinho feio, todo desengonçado, que um dia se torna um belo Cisne? A odontologia se inspirou nessa fábula para descrever a fase de crescimento maxilar, em que a criança também está trocando os dentes decíduos pelos permanentes. Se inicia, portanto,  dentição mista.
Muitas mudanças ocorrem na boca das crianças por volta dos 7 anos de idade, algumas mais precoce, outras mais tardiamente. Mas o fato é que tem dentinho mole caindo, e dentão (o permanente é 2 a 3 vezes maior que o decíduo) nascendo, e muitas vezes a boca ainda não dispõe de espaço suficiente para comportar esses dentões.
 Outras vezes acontece o contrário, os incisivos centrais nascem super espaçados e lá vem a Mamãe querendo a todo custo fechar esse diastema (nome dado a espaço entre 2 dentes), quando na verdade esse espaço se fechará sozinho, fisiologicamente, por volta dos 13 anos, na ocasião da erupção dos caninos permanentes.
Ainda existem casos onde os incisivos centrais demoram a erupcionar e se faz necessário uma cirurgia bem simples para os danados aparecerem.
Diante de tantas mudanças e aliada a uma higienização deficiente, típica da fase, pode ocorrer o que chamamos de “gengivite eruptiva”, onde a gengiva se apresenta beeeem vermelha e com sangramento ao simples toque. 
O acompanhamento odontopediátrico é imprescindível para que seu patinho se torne um cisne rapidamente. Quando necessário, o uso de aparelho ortodôndico ou ortopédico tem ótimos resultados nessa idade, e é também nessa idade que analisamos a situação dos freios labiais (superior e inferior) e lingual para decidir a necessidade de intervir ou não.
Então, é isso! Essa confusão de dentes por volta dos 7 anos é super normal e bem –vinda! É só correr para o dentista com o seu filhote para conduzirmos e orientarmos da melhor maneira possível.
Texto por Dra. Gabriela Trindade, odontopediatra. 
Telefone: 3049 3045 – 9194 0982
Lá em casa,  a Princesa está bem nessa fase. Ela quase que não tira foto com o sorriso largo. Esconde até onde pode. Já começou o tratamento ortodôntico, e quase que fazia a micro cirurgia para cortar a gengiva, pois passou arrastados 2 anos pra nascer seus dentões da frente. Eu, Bruna, tive que cortar a minha gengiva para nasce-los. E foram anos banguela para contar a história… Já podemos ver lindas mudanças na arcada dentária da Princesa. Agora aos 9 anos, tudo começa a se encaixar. E assim, “Minha Patinha feia” começa a torná-se um belíssimo Cisne…