Dica do especialista

Atividade física na gravidez

11 nov de 2016 comentários
fullsizerender
Gravidez saudável

Gravidez é motivo de alegria, vida, saúde. A pratica da atividade física na gravidez bem orientada irá  beneficiar a gestante em todas as fases. É comum no primeiro trimestre as gestantes estarem um pouco indispostas. O mais importante é respeitar o seu corpo. Este momento é único.

Cada trimestre requer certos cuidados específicos de acordo com as mudanças fisiológicas, que são muitas. Por isso a importância de estar sendo orientada por um profissional especializado que entenda e possa fazer as adaptações necessárias. O fato de não ser doença não quer dizer que a gravidinha está liberada para fazer tudo. Lembrem que o sistema cardiorrespiratório de vocês agora trabalha para dois, com o aumento da barriga o centro de gravidade muda, é normal perder um pouco o equilíbrio, as articulações se alargam.

É primordial antes de iniciar qualquer atividade é a liberação do obstetra.
Nos posts futuros iremos abordar um a um alguns dos benefícios como controle e prevenção da diabetes gestacional, fortalecimento  do assoalho pélvico para sustentar o peso do bebê e evitar incontinência urinária, auxiliar no trabalho de parto, fortalecimentos dos músculos posturais, melhora da circulação prevenindo inchaço e fortalecimento da parede abdominal prevenindo a diástase.

Texto pela especialista Marília Lisboa.
Formada em Educação Física pela UFPE, professora de Pilates pela Physiopilates, especialista em atividade física para gestante pelo método Gerar. Atuante na área desde 2004 academia Perfformance e atualmente SantéClub.