Belezura de mãe e filho Bucholândia

Belezura de Mãe: Manchas na Gravidez

20 ago de 2013 comentários
Como evitar o surgimento de manchas na gravidez?
Depois das estrias, a segunda maior preocupação das futuras mamães é com surgimento de manchas na pele. 
Para evitar que a gravidez deixe as temidas manchas na face, é importante entender o problema e tomar as medidas necessárias. 
O melasma ou cloasma gravídico se caracteriza por manchas escuras acastanhadas na face. As incômodas manchas são, na verdade, uma resposta da pele contra agressões como alterações hormonais, uso de medicamentos e, principalmente, exposição ao sol. 
A PRINCIPAL MEDIDA NA GRAVIDEZ É A PREVENÇÃO!!!
Como muitos dos medicamentos, assim como a maioria dos procedimentos dermatológicos (laser, peelings), são contra-indicados na gravidez, pelos riscos que podem causar ao bebê, a melhor estratégia é a prevenção! Caprichar no uso de fotoprotetor, tanto em dias de sol, nublado ou chuva é essencial. E quando for à praia, desfilar o barrigão, além do protetor, investir em chapéus, óculos de sol e roupas com fotoproteção.
Outra dica, para quem gosta de maquiagem, é usar protetor com cor ou usar uma base para unir a proteção química do filtro com a barreira física da maquiagem. Na hora de escolher a base, opte por aquelas com filtro solar e que respeitem o grau de oleosidade da sua pele. 
E se as manchas surgirem já na gravidez, o alerta é que os cremes contendo hidroquinona, a melhor substância clareadora existente, são contra-indicadas neste período, mas compostos contendo Vitamina C e ácido azeláico são seguros na gravidez , eles possuem uma leve função clareadora, além de ação rejuvenecedora! Quem não quer ficar nova e com a pele sem manchas?!
E nada de desespero, se a mancha apareceu, após o término da gestação é possível clareá-la. Só alertando que ela pode voltar se a exposição solar sem proteção continuar. Ou seja, belezuras de mães, para ficar com a pele livre das manchas é preciso cuidados permanentes!
Texto pelas Dra. Marcia Horowitz e Dra. Paula Monteiro, Dermatologistas. 
IG: @tips4skin
Facebook: /tips4skin
Email: tips4skin@gmail.com