Belezura de mãe e filho

Belezura de Mãe: Tudo Sobre O Botox

7 out de 2014 comentários
E para este #BelezuradeMãe escolhemos escrever sobre toxina botulínica, mais conhecida como Botox, por este ser um dos temas que ainda hoje geram muitas dúvidas na maioria das mulheres, grande maioria do publico deste blog!
Vamos explicar tudo e deixaremos claro que quando corretamente aplicado por profissionais habilitados e treinados o efeito é super natural #omaridonemnota #sóteachamaisbonita, suavizando as rugas de expressão e evitando a formação de vincos!
Com certeza você já deve ter ouvido por aí sobre Botox… Se veio na cabeça uma mulher com os lábios volumosos e artificiais, está na hora de aprender um pouco mais sobre essa palavrinha mágica capaz de trazer vários benefícios!
O QUE É BOTOX?
Primeiramente o nome da substância é a toxina botulínica do tipo A e existem várias marcas conceituadas no mercado (Botox, Dysport, Xeomin…). Ela atua paralisando a musculatura e já é usada a bastante tempo para outro fins médicos, inclusive numa dose muito maior do que aplicada para fina estéticos, o que torna esse procedimento super seguro já que seus efeitos são estudados há anos.
NO QUE PODE ME AJUDAR?
O efeito mais clássico da toxina é para melhorar (na maioria dos casos sumir mesmo) com as rugas de expressão, principalmente as do frontal (testa), glabela (entre as sobrancelhas) e perioculares (pés de galinha), mas podem melhorar também as rugas do pescoço e ser um dos tratamentos de escolha para hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas).
COMO É REALIZADO O PROCEDIMENTO?
A aplicação é feita no consultório dermatológico após anestesia tópica com uma agulha bem fininha! Apesar de ser literalmente uma “injeção na testa”, o procedimento é bem tolerado e podemos usar de alguns artifícios para diminuir o desconforto do paciente.
QUAIS OS CUIDADOS APÓS?
Indicamos apenas não fazer grandes esforços no dia da aplicação, como ir na academia, por exemplo. Também deve-se evitar atividades em água como natação e hidroginástica ou sauna nas 48 horas seguintes. Algumas vezes pode aparecer um hematoma discreto que regride dentro de alguns dias, nada que uma boa base não amenize!
A PARTIR DE QUE IDADE ESTÁ INDICADO?
Na verdade não há uma idade pré definida! A avaliação da necessidade da toxina deve ser bem individualizada. Algumas pessoas simplesmente não têm indicação, já outras deveriam ter começado a partir do momento que começam a surgir linhas finas consequentes a expressão facial. Casa caso é um caso e não se espante se seu dermatologista indicar o procedimento antes mesmo dos 30. Uma toxina bem indicada nessa faixa etária pode retardar e muito o aparecimento de rugas de expressão.
QUAL A DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO?
Também é bastante variável e depende do estilo de vida do paciente (quem faz muito exercício físico ou se o paciente for masculino por exemplo a durabilidade tende a ser um pouco menor), toxina a ser utilizada (na prática vemos que algumas marcas duram mais que outras) e quantidade de produto utilizado.  Em média seriam de 3 a 5 meses (algumas áreas demoram até mais tempo), mas a perda do efeito é progressiva, então a partir do terceiro mês a força do músculo vai voltando aos poucos, mas ainda se vê a atuação da toxina. Então uma frequência de 2 a 3 vezes ao ano já está de bom tamanho para o efeito que queremos. Já para o tratamento da hiperidrose, o paciente fica de 6 a 9 meses sem suar na área aplicada.
Deu vontade de conhecer o procedimento? Agende uma consulta com seu dermatologista e veja se tem indicação! #sejoganobotox
Texto por: Dra. Marcia Horowitz e Dra. Paula Monteiro Bushatsky de Alencar
Médicas dermatologistas membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Integrantes da Clínica Dermatológica Luciana Lócio tel: (81) 3465-3543 / 9641-3571
Instagram: @tips4skin