Dica do especialista

Belezura de Mãe: unhas bonitas e saudáveis

25 out de 2013 comentários
Uma queixa bem freqüente no consultório de dermato e que atinge pelo menos 20% da população, principalmente as mulheres, é a síndrome das UNHAS FRÁGEIS! As principais reclamações de quem sofre com esse problema são unhas de superfície irregular e também um destacamento na borda da unha, como se a unha estivesse em camadas, além é claro das unhas quebradiças.
Vários são os fatores que contribuem para este problema: traumas repetitivos como digitação, uso de produtos químicos (lembrar daqueles produtos de limpeza mais agressivos!), algumas doenças sistêmicas (problemas de tireóide, renais, circulatórios, diabetes…), que serão investigadas na consulta com o dermatologista, e um dos principais vilões que é o REMOVEDOR DE ESMALTE, principalmente a acetona.
Então, lá vai a primeira dica para ter unhas bonitas e saudáveis: USAR REMOVEDORES DE ESMALTE SEM ACETONA! Um produto que achamos bem legal é o lenço removedor de esmalte da Océane, é bem prático e não resseca as unhas.
Outro agravante é que a unha contém pouquíssima água em sua composição, o que a deixa mais propensa à desidratação e traumas. Sendo assim, hidratar a lâmina ungueal é fundamental! Alguns produtos têm essa finalidade como a famosa cera nutritiva da Granado e também o Sérum réparateur da Ecrinal (formado por vários tipos de óleos hidratantes). O Mirra complex da Pharmapele também é indicado (além de hidratar, fortalece as unhas).
O uso de algumas vitaminas e minerais também pode ajudar na luta contra as unhas frágeis. A mais conhecida delas é a BIOTINA, que possui estudos comprovando sua eficácia. Mas atenção, seu uso deve ter indicação médica! Várias doenças podem simular unhas frágeis e por isso a avaliação de um dermato é imprescindível!
Algumas bases também podem contribuir esteticamente e existem produtos SELANTES (para o caso das unhas “em camadas”) como o a base fortalecedora da Derma Nail, Miracle Cure for Severe Problem Nails da Sally Hansen e o Beltafatrus (este possui excelentes resultados, porém durante o tratamento não é possível pintar as unhas).
Já para quem possui irregularidades como estriações nas unhas, a pedida é uma base PREENCHEDORA como a Mavala Nail Shield, Hard As Nails Hard As Wraps da Sally Hansen e Ridge Filler da OPI.
E para as unhas quebradiças a solução são os esmaltes ENDURECEDORES: Renunail Nail Strengthener e Mavala Scientifique Nail Hardener (contém formaldeído) são algumas opções, além dos produtos manipulados de acordo com a necessidade do paciente.
Outras dicas básicas para ter unhas saudáveis sempre:
-Evitar a remoção exagerada das cutículas (podem ser usados removedores de cutículas ao invés dos alicates; uma opção é o Instant Cuticle Remover da Sally Hansen).
-Nunca compartilhar materiais de manicure, nem mesmo a lixa de unha (uma das principais maneiras de adquirir fungo!).
-Dar um intervalo de pelo menos 24 a 48 horas na troca dos esmaltes, a famosa dica de “deixar a unha respirar”… Nesse intervalo aproveitar para caprichar na hidratação!
Texto por:
Marcia Horowitz e Paula Monteiro
Médicas residentes em dermatologia
IG: @tips4skin
Facebook: /tips4skin
Email: tips4skin@gmail.com