Bucholândia

Conheça a Arte Gestacional

16 out de 2017 comentários

DSC_1220

Na última sexta feira, as minhas queridas fisios obstetras do GRAP, que nos acompanham desde o início da gestação com exercícios voltados ao assoalho pélvico e pilates, me fizeram um convite para fazer um desenho de Dudu na minha barriga. Até então, eu tinha pouquíssima informação sobre essa técnica que se chama ARTE GESTACIONAL, então lá fui eu para mais uma experiência de fato enriquecedora na gravidez.

A arte gestacional, muito mais que uma pintura na barriga, é uma técnica que é feita geralmente no final da gestação e tem por objetivo criar um vínculo maior entre a mãe e o bebê, como se aquela “personificação” do seu filho desenhado ali na sua barriga te mostrasse de fato que ele já está prontinho para vir ao mundo.

Posso comprovar que a técnica além de tudo é de fato muito relaxante e nos ajuda a compreender a posição exata do bebê dentro da barriga e assim potencializar a nossa conexão.

A arte gestacional foi inicialmente divulgada no mundo pela parteira mexicana Naoli Vinaver e no Brasil pela artista Itaiana Battoni. O desenho é  feito  com tintas atóxicas específica para pele, lápis de olho e pincéis. Escolhemos as cores preferidas para rodear o nosso bebe.

Além disso, o desenho também promove um momento de conexão com aquelas profissionais que te acompanharão durante todo o processo do parto, fortalecendo ainda mais relação de confiança. Hoje, a técnica já é realizada inclusive em hospitais humanizados como o Hospital da Mulher aqui em Recife.

O simbolismo do ritual é também marcado por uma despedida da barriga e realizado também muitas vezes nos chamados  Chá de Bençãos, uma cerimonia onde a gestante da reta final recebe energias positivas das pessoas mais próximas para dar forças e a empoderar no trabalho de parto.

Legal né? Eu amei a experiencia que foi super importante espiritualmente para minha relação com Dudu. Nas fotos da querida @pritenoriofoto vocês poderão acompanhar o passo a passo e o lindo resultado da Arte Gestacional. Ah, e um detalhe, Pedro, que foi desenhado junto com Dudu, nasceu 2 dias depois do seu desenho!

Serviço Arte Gestacional: para mais infos clique aqui -> GRAP