Bucholândia

Mãetamorfose e os Livros

21 jun de 2011 comentários
Há duas semanas levei a Princesa na livraria pra ver se ela se interessava por alguma coisa. Estamos empolgada com esta fase linda de se alfabetizar. Chegando lá, nos deparamos com alguns livros pra os pequenos se prepararem pra chegada de um novo irmãozinho (a). Eu fui logo perguntando se ela iria querer escutar e ler livros sobre esse tema e ela concordou na hora.
 
Nada mais adequado pra nós… por menos ciumenta que ela esteja aparentando ser, essa preparação é necessária. A Princesa já já faz 7 anos e por esta minha curta experiência eu posso afirmar que quando o irmão mais velho já tem uma certa idade, como ela, as conversas fluem, o entendimento sobre o assunto é melhor, dá pra gente puxar mais deles os seus sentimentos… É aquela coisa, né? Eles já sabem se “defender” melhor! Enfim, é diferente de um pequenino que nem ao menos sabe explicar o que está sentindo com a chegada de um novo membro na família.
 
Claro que esta “regrinha” ai de cima não serve pra todos. Com certeza muitos pais passaram pela mesma experiência que a minha e não foi tão mais fácil assim… Penso que, de uma forma geral, essa facilidade aconteça quando a diferença de idade é maior. E ainda afirmo, o ciúme não deixa de existir por isso, mas talvez possa ser melhor “trabalhado”…
Voltando aos livros, os escolhidos por nós foram estes:

DSC02648 Pausa pra o intruso Paul na foto! Como viram na foto: “Um novo bebê está chegando” e um Mini Larousse, o papa das mamães, chamado “do Bebê”!

DSC02652

Este livrinho ajuda os nossos filhos desvendarem mais um pouco como é que o bebê é concebido e mostra com ilustrações e explicações como é toda a preparação pra chegada do novo bebê. Tem de tudo, como eles se alimentam, o que gostam ou não… Enfim, é mostrada a parte mais “técnica” da coisa de forma bem simplificada e instrutiva. Entrando no mérito dessa chegada do irmão, ou irmã.

DSC02653

Esse livro de  Emily Menendez-Aponte já vai pro lado mais psicológico mesmo, preparando e instigando nossos pequenos a falaram dos seus sentimentos e expectativas com a chegada de um irmão, ou irmã.
Mas pra não “forçar” muito a barra com um único assunto: Chegada de um bebê em casa, nós também levamos um livro de Ruth Rocha escritora conhecida demais no universo infantil, principalmente, nas escolas.
DSC02654 DSC02655 
O livrinho “Romeu e Julieta” já encanta de cara pelas ilustrações. É lindo de viver! Uma história lúdica, nada chata, colorida e cheia de lições. Vale a pena ter em casa.

E por coincidência, no mesmo final de semana ainda peguei o filme “O Pequeno Nicolau” (que já comentei ano passado por aqui) para assistirmos novamente. E adivinhem o tema central da traminha? A chegada de um baby na família de Nicolau!  Ele que era o centro das atenções em tudo na vida da sua família, de repente se ver ameaçado por uma possível Gravidez da mãe! Amiguinhos na escola que passaram pela experiência de deixarem de ser filhos únicos amedrontavam ainda mais o coitado. E o filme francês é uma obrinha a parte! A Princesa adora assistir e repetir a dose. Vale a pena ter no seu acervo de DVDs.
Foi um final de semana terapêutico, digamos assim, não foi? 😉