Dica do especialista

Organize-se: um guru em minha vida

22 jan de 2013 comentários
No inicio do ano postei uma foto no instagram (segue lá @bukamonteiro) da minha nova aquisição que faz parte de uma das minha metas pra 2013. 
O bem vindo livro: Organize-se de Donna Smallin
É um livro que desde de o seu título deixa claro pra que veio: soluções simples e fáceis para vencer o desafio diário da bagunça.Queria postar várias partes dele por aqui, mas vou aos poucos e ao que interessa diretamente ao blog e a vocês, tá? 
Dentre aluns pontos bem legais, o livro ensina jogos simples que podem  nos ajudar a conter a bagunça das crianças. A regra básica é a seguinte: a gente, mãe super protetora as avessas, tende a fazer as tarefas dos filhos no quesito organização. E estamos, caaaalaro, sendo um bando de idiotas por isso. Ajudar a manter em ordem orientando é uma coisa, fazer o papel deles é outra.
E se essa orientação for através de brincadeiras e diversão, melhor ainda! Dentre as sugestões dos livros eu  gostei mais de duas. A da “caixa de castigo” – meu lado chato adora penalizações, hehehehe – onde qualquer objeto dos nossos filhos que encontrarmos fora do lugar será “sequestrado” por alguns dias e colocado na tal caixa. Para tê-lo de volta, o  dono terá que pagar um “castigo” – o ideal é fazer com que ele execute alguma tarefa, podendo ser até arrumar alguma coisa dentro do quarto – e se ele não quiser fazer é por que não dava importância ao objeto. Sendo assim, podemos com toda consciência tranquila do mundo jogar o danado FORA, ou melhor, doá-lo. 
A outra brincadeira que ganhou a minha simpatia foi a do relógio, agora seria interessante para mais de um filho ou até com coleguinhas que estejam visitando a sua casa e ajudando na bagunça. A gente entrega uma caixa, uma fronha ou um saco de lixo que seja, para eles e ajusta o alarme pra 1 minuto (ou mais, depende da bagunça hehehehe… ). Quando o alarme tocar, quem tiver recolhido mais objetos fora do lugar ganha. A recompensa pode ser um presente, ou até mesmo uma permissão como deixar eles dormirem mais tarde naquele dia, assistir tv num horário que não deixávamos e etc…
E ai? Estão gostando das dicas? Posso fazer mais post sobre esse livro, e se preferirem ainda, é só comprar na livraria mais próxima. Vejo dele em todos os lugares…