Mãetamorfose Indica

Quadros sensoriais, o que é e como fazer.

7 set de 2016 comentários
Uma vez peguei uma filha de uma amiga, em meio a um super quarto dos mais diversos brinquedos e vi que aquele que mais a entretinha era uma simples garrafa plástica cheia de água com bolinhas coloridas dentro. Achei super interessante o “invento” tão simples e que a mamãe com orgulho disse: “fui eu que fiz!”. 
Ela então me contou sobre seu próximo projeto: o desenvolvimento de um quadro sensorial e me mostrou diversas imagens de referências. O legal é que por trás dessa brincadeira existe um “porque”. Os tais quadros sensoriais fazem parte do método montessoriano e desenvolvem as sensações táteis, a observação, a concentração, além de estimular o raciocínio do bebê. 
Existem quadros dos mais básicos aos mais complexos, mas todos possíveis de se fazer em casa. A ideia é simples: grudar elementos do cotidiano em um pedaço de madeira ou papelão para que o bebê se mantenha entretido. Listamos aqui alguns desses materiais, e fotos de referência para vocês montarem o seu.  
Tecidos com diferentes texturas
Tipos diferentes de fechaduras
Rodinhas 
Números de 0 a 9
Um telefone com fio 
Porta rolo de papel Higiênico
Portinhas Abre e Fecha
Espelhinhos
Chaveiros Pendurados
Interruptores
E ai? Alguém já fez seu quadro sensorial? Senão, mãos a obra! Com certeza o resultado vai ser estimulante para o seu bebê e vai te fazer sentir mais participativa.
Imagens: Pinterest.
Siga nossa Fanpage: /maetamorfose 
Siga nosso Instagram: @maetamorfose