Dica do especialista

Quando levar seu filho ao Odontopediatra

27 mar de 2017 comentários

gabi trindade

O odontopediatra é o profissional que tem a oportunidade e o privilégio de acompanhar toda evolução do paciente infantojuvenil, desde o nascimento. O monitoramento do desenvolvimento da oclusão (encaixe dos dentes), bem como procedimentos clínicos preventivos tem proporcionado gerações sem lesões de cárie, doença periodontal ou oclusopatias (quando os dentes não encaixam adequadamente).

A finalidade deste acompanhamento constante e dinâmico é estabelecer arcadas dentárias inter-relacionadas que resulte em um sorriso saudável, estético e harmonioso com a face. Por que não tem nada mais gostoso que ver um sorriso saudável estampando diariamente o rostinho dos nossos filhos, não é mesmo?

Os cuidados com saúde oral fazem parte da saúde como um todo, então Pais e Cuidadores, assim como diversos profissionais da saúde devem estar envolvidos na construção de um modelo de saúde interdisciplinar (odontopediatra, nutricionista, fonoaudiólogo, ortodontista, pediatra), cujo objetivo maior é a qualidade de vida da criança.

O Pré-natal Odontológico é mais um cuidado que a gestante deve ter, já que hoje sabemos que problemas bucais na gestação são causas de parto prematuro e baixo peso ao nascer, em especial quando falamos de grávidas com diabetes. A amamentação é o estímulo inicial e essencial para a respiração nasal e todas as funções que ocorrem na cavidade oral (sucção, deglutição, mastigação e fala), a Mãe influencia diretamente os comportamentos alimentares e de higiene dos filhos.

Após o Pré-natal médico e odontológico, ainda nos primeiros 30 dias de vida é indicado que seja realizado o exame da cavidade bucal, assim como o TESTE DA LINGUINHA, obrigatório, podendo ser realizado pela Odontopediatra ou Fonoaudióloga.

As entidades de saúde Nacionais e Internacionais, como a Associação Brasileira de Odontopediatria e a Internacional Associantion of Pedriatric Dentistry estabelecem que assim que irrompa o primeiro dente na cavidade oral ou até o primeiro aniversário deve-se realizar a primeira visita ao Odontopediatra. Esta primeira consulta é importante para o início do monitoramento visando a saúde oral, proporciona a ambientação da criança com o consultório, além de fornecer informações valiosas aos Pais e cuidadores quanto aos cuidados diários de higiene, dieta, hábitos deletérios (chupeta, mamadeira, dedo).

Prevenção é sempre o melhor caminho, o mais curto e inevitavelmente o mais barato também. Vamos juntos multiplicar sorrisos?

Texto por Dra. Gabriela Trindade
Odontopediatra
CRO 7908 PE

Face: Facebook.com/dragabrielatrindade
Insta: @gabitrindade 
Tel: 3049-3045 / 99194-0982